# Por que a Teologia do Corpo?

Você já deve saber que a motivação para The Cor Seminar aqui no Rio de Janeiro é a comemoração dos 50 anos de publicação da Carta Encíclica Humanae vitae do beato Papa Paulo VI. Por que, então, a TEOLOGIA DO CORPO?

É lindo ver como o Espírito Santo une a Igreja em plena comunhão. Em 1961, alguns anos antes da #HumanaeVitae, o, então jovem bispo da Cracóvia, Karol Wojtyla, publicava o livro “Amor e Responsabilidade”, com base nos mais profundos questionamentos sobre afetividade e sexualidade que ele percebia no estreito contato com a juventude em sua ação pastoral. Entre essas questões, figurou, claro, a ética na regulação dos nascimentos, uma das principais temáticas que seria confirmada mais tarde, em 1968, como palavra oficial do Magistério da Igreja com Paulo VI.
Dez anos mais tarde, em 1978, #JoãoPauloII sobe à Cátedra de Pedro, chegando em Roma com um manuscrito na mala: a #TeologiaDoCorpo!
Em meio ao certo mal estar causado pelas incompreensões da Humanae vitae, a Teologia do Corpo vem aprofundar, esclarecer e confirmar a sã doutrina com uma visão integral do ser humano orientado para a vida de comunhão.
“O corpo, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Ele foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério escondido desde a eternidade em Deus [o amor de Deus pelo homem] e, assim, ser seu sinal.” (20 de fevereiro de 1980).
As 133 catequeses foram proclamadas paulatinamente nas audiências públicas de quartas-feiras entre os anos de 1978 até 1984 (excluindo-se o período de convalescença do santo padre por conta do atentado de 1981). São João Paulo compreendeu e conseguiu expressar como ninguém a beleza da sexualidade e do plano divino para o amor humano:
Para que você possa aproveitar melhor o COR in Rio, sugerimos que você pesquise sobre a Teologia do Corpo nas inúmeras fontes disponíveis na internet.
Está gostando da nossa série dos “Por... quês”? Então, curta, compartilhe e convide seus amigos pra nos seguirem no Facebook e Instagram. #SaoJoaoPauloII, rogai por nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE CHRISTOPHER WEST?